Cremação em Lisboa

Capital com pouco espaço para inumações

Desde que o crematório do Alto de São João, em Lisboa, foi reactivado, corria o ano de 1985, são cada vez mais os lisboetas que optam pela cremação, em detrimento do funeral tradicional.

A crescente procura levou à construção de outros crematórios no cemitério dos Olivais, em 2002, e no Porto, em 1996. A Agência Funerária Lusitana tem serviços fúnebres de excelência na área da Grande Lisboa, entre os quais o serviço de cremação.

Cemitérios sem espaço

A falta de espaço na maioria dos cemitérios da área metropolitana da capital, nomeadamente na Amadora, onde é possível esperar oito dias por uma sepultura, faz com que muitos lisboetas optem pela cremação, uma solução mais prática e ecológica.

Além disso, a cremação permite poupar no caixão, nas pedras, nas epígrafes, nas flores, nos dois metros quadrados de terra no cemitério e nas despesas de manutenção de uma campa tradicional.

Conscientes do trabalho que dá cuidar de uma sepultura, muitos lisboetas optam, desde logo, pela cremação, até porque as cinzas podem ser guardadas em casa, lançadas ao rio ou ao mar, ou num espaço chamado Jardim da Saudade.

Normalização da morte

Actualmente, há a tendência para a normalização da morte. Até porque a morte em casa, em que o falecido está rodeado pelos familiares, apenas subsiste no meio rural.

No contacto com os especialistas ao serviço da Agência Funerária Lusitana que operam em Lisboa, através do número grátis 800 208 542, será escutado, acompanhado e aconselhado por um profissional, perfeito conhecedor dos trâmites locais.

A Lusitana, agência funerária que opera em Lisboa, organiza as últimas homenagens que as famílias da região de Lisboa prestam aos seus próximos, com um profissionalismo que é a marca da nossa reputação.

Temos atendimento 24 horas, veículos exclusivos, pessoal qualificado, uniformizado e qualificado e proporcionamos um serviço de excelência.

Além disso, obtemos toda a documentação inerente, oferecemos serviço de florista, anúncios de necrologia e de apoio ao velório, com água, café e chá. Dispomos de campas, jazigos e todos os serviços em mármores e granitos.

Saiba mais em www.aflusitana.pt

Publicado em Cremação a por .

Sobre Vasco Simões

Jovem de 33 anos, depois de estagiar com vários especialistas, nalguns casos, com mais 25 anos de experiência, desenvolve a sua atividade enquanto mestre de cerimônias desde 2010 na Lusitana, procurando conjugar a tradição com a inovação, aportando uma nova imagem ao setor. Liderando uma equipa que reflete o espirito da Lusitana, o compromisso na escuta e acompanhamento das pessoas que nos procuram, a prestação de serviços adaptada a cada um, cultiva e promove valores fundamentais na atividade, tendo como resultado; contemporaneidade, segurança e confiança. Mestre de cerimonia da Lusitana, com formação em Legislação laboral e da atividade funerária,orçamentação e faturação de produtos e serviços funerários,procedimentos burocráticos relativos ao óbito,prevenção de riscos na atividade funerária;psicologia do luto, tanatopraxia e tanatoestética.