Tanatopraxia – Sabe o que é?

Evolução na conservação

Em que consiste?

Por tanatopraxia designam-se os cuidados com o corpo do falecido que permitem eliminar os riscos de infecção e atrasar a tanato morfose. A tanato morfose é o conjunto de modificações morfológicas que a morte provoca nos tecidos e nos órgãos do corpo humano.

A tanatopraxia deve ser sempre explicada à família do falecido e não deve ser iniciada sem o seu consentimento. Tipicamente, cabe à agência funerária encarregue pelo funeral relatar este procedimento às famílias.

A tanatopraxia é constituída por várias etapas, nomeadamente a conservação e preparação. A conservação é efectuada com recurso à injecção de um produto químico.

Utilizada em quase todos os países do mundo, a tanatopraxia é uma técnica que veio revolucionar o sector funerário e que consiste, na prática, na higienização e na conservação dos corpos, através da injecção de líquidos.

Vantagens e benefícios

Como conserva os corpos em melhores condições, a tanatopraxia oferece às famílias uma recordação do seu ente querido como ele verdadeiramente era em vida, o que se revela muito importante do ponto de vista psicológico.

Isto porque a última aparência é aquela que fica na memória aquando da perda de um ente querido.

Neste contexto, a tanatopraxia suaviza as transformações do corpo sem vida e contribui no processo de adaptação à ausência do familiar.

Em termos sanitários, este processo destrói os micro-organismos que propagam as doenças, evitando a contaminação e promovendo a desinfecção, mantendo o corpo num melhor estado de conservação.

A tanatopraxia evita o contágio de doenças e os odores, possibilita a trasladação de cadáveres segundo as normas internacionais, recupera a cor natural e a aparência do cadáver e permite aumentar o período de velório.

TanatopraxiaPrestamos serviços de excelência de tanatopraxia em todas as áreas geográficas onde actuamos. A discrição e a dignidade são imagens de marca do nosso serviço.

Contacte-nos através do número grátis 800 208 542.

Saiba mais sobre Tanatopraxia em www.aflusitana.pt

Publicado em Tanatopraxia a por .

Sobre Vasco Simões

Jovem de 33 anos, depois de estagiar com vários especialistas, nalguns casos, com mais 25 anos de experiência, desenvolve a sua atividade enquanto mestre de cerimônias desde 2010 na Lusitana, procurando conjugar a tradição com a inovação, aportando uma nova imagem ao setor. Liderando uma equipa que reflete o espirito da Lusitana, o compromisso na escuta e acompanhamento das pessoas que nos procuram, a prestação de serviços adaptada a cada um, cultiva e promove valores fundamentais na atividade, tendo como resultado; contemporaneidade, segurança e confiança. Mestre de cerimonia da Lusitana, com formação em Legislação laboral e da atividade funerária,orçamentação e faturação de produtos e serviços funerários,procedimentos burocráticos relativos ao óbito,prevenção de riscos na atividade funerária;psicologia do luto, tanatopraxia e tanatoestética.